PREPARANDO A PELE
Para quem gosta de ousar na maquiagem, carnaval é um prato cheio. Mas é preciso cautela, caso contrário você pode terminar a folia com um problemão dermatológico. O primeiro passo, de acordo com os especialistas ouvidos pelo BELEZA RARA, é lavar o rosto antes e depois de aplicar qualquer cosmético. Importante também tonificar, utilizando um produto que equilibre o pH da pele, que deve ser mantido em torno de 5,5.
A esteticista ROGERIA NAHAL, do Rio, recomenda, para proteger a cútis em época de carnaval, usar água fria para fazer a vasoconstrição, ou seja, fechar os poros, que ficam naturalmente mais dilatados nessa época do ano. O dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo, ensina: antes de fazer um make mais carregado, avalie sua pele e cheque se há sinais de irritações e sensibilidade. Se houver, esqueça o excesso, prefira a produção mais leve.
Saber qual o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa) é importante na hora de escolher que maquiagem usar. Para as sensíveis, o ideal são os cosméticos hipoarlergênicos. "Os primers ajudam a preparar a pele. Eles fazem uma selagem/blindagem, diminuindo as agressões da maquiagem e, consequentemente, reduzindo os riscos de irritação e sensibilidade. Além disso, esse tipo de produto corrige pequenas imperfeições",